Estado recebe selo internacional de turismo seguro em meio à pandemia

Iniciativa foi criada para inspirar a confiança dos turistas e impulsionar a recuperação do setor 


O Rio Grande do Sul entrou para uma lista internacional de destinos seguros em relação à pandemia do coronavírus. O anúncio da obtenção do selo Turismo Seguro, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), foi feito pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (17).

A iniciativa foi criada para reconhecer os locais seguros e para inspirar a confiança dos turistas, tendo como meta impulsionar a recuperação do setor devido ao impacto econômico da pandemia. A distinção foi desenvolvida em colaboração com as principais associações e organizações internacionais do setor.

Para receber o selo, o governo gaúcho teve de submeter os protocolos sanitários em vigor no Estado, que passam por uma análise do WTTC para conferir se estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A partir da obtenção do selo Turismo Seguro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) assume o papel de embaixadora da iniciativa e, como tal, poderá iniciar o processo de emiti-lo para os destinos turísticos e empresas do setor, desde que confirme que o local está seguindo todos os protocolos.

O Turismo Seguro se soma ao movimento desenvolvido pela Sedetur para adoção do Selo Turismo Sustentável do Ministério do Turismo (MTur) por empresas e prestadores de serviços turísticos gaúchos. O RS está entre os cinco Estados que lideram a adesão ao selo do governo federal.


Fonte: GZH

CONTATO